Fundo GreenPower

As energias renováveis são unanimemente apontadas como a fonte de energia com maior potencial de crescimento nos próximos 20 anos. Atualmente já representam 20% do consumo global de energia e prevendo-se que até 2050 este numero dispare até 85% da produção elétrica global.

A suportar esta tendência o Parlamento Europeu aprovou os objetivos vinculativos do programa Clean Energy para que até 2030 pelo menos 35% de todo o consumo energético da UE seja feito por energia limpa. Portugal e Espanha subscrevem esta meta rumo à neutralidade carbónica estando já em marcha investimentos para o sector das renováveis de cerca de 20 GW em Espanha e 10 GW em Portugal para nova capacidade instalada.

É neste contexto que nasce o Fundo Greenpower assente na experiência da equipa que criou, geriu e acompanhou nos últimos 19 anos inúmeros projetos de Energias Renováveis em nove países europeus com activos no valor que superaram 1,5 milhões de euros.


O novo Fundo Greenpower  procura participações em arquiteturas estáveis com diversificação em tecnologias como a fotovoltaica, eólia e hídrica, que se mostrem capazes de gerar rendimentos estáveis e regulares durante períodos alargados de tempo.

Todo o processo de investimento e gestão de risco do Fundo cumprem critérios escrupulosos e todas as decisões de investimento e desinvestimento são tomadas em Conselho de Investidores alargado pressupondo igualmente conselheiros independentes (sem ligação à sociedade gestora). 

Em linhas globais o processo de investimento pressupõe:

Investimento máximo em cada projeto/empresa até  33% dos ativos do fundo;
Acompanhamento ativo da vida do projeto, com especial enfoque (“hands on”) na componente financeira;
Presença estável e de longo prazo nos projetos participados;
Estratégias priveligiadas de saida através de venda em mercado (“private sale”) ou securitização de cash flows.

A subscrição de Fundo Greenpower está presentemente a decorrer e cessará logo que o montante objetivo de 100 milhões de Euros para esta fase seja alcançado. Após a subscrição inicial o Greenpower tornar-se-á um Fundo fechado, com distribuição regular de rendimentos aos seus participantes.